quinta-feira, junho 02, 2005

Os chineses chegaram em Cabo Verde antes dos navegadores portugueses?


Esta é a pergunta (ou espanto) que está na ordem do dia, na semana em que os chineses comemoram os feitos do almirante Zheng He, que em 1405 comandou uma armada que percorreu o Índico, dobrou o Cabo da Boa Esperança, seguiu a linha de costa de África até Cabo Verde, rumou à América, Austrália e Nova Zelândia.

Ou seja, esta pode ter sido a primeira grande viagem de exploração marítima da história, o que deitaria por terra a tese de que foram os portugueses a descobrir os grandes caminhos marítimos que revolucionaram o conhecimento do mundo. 600 depois, uma réplica do junco Sobrolho Verde, que integrou a armada chinesa, deixou Cantão para comemorar as proezas do almirante Zheng He. Com uma viagem marcada para 11 portos no continente chinês e 17 países da Ásia e de África, a réplica do junco fez-se ao mar na tentativa de recriar parte da viagem iniciada em 1405.

No livro "1421, o Ano em que a China descobriu o mundo", Gavi Menzies, oficial da marinha britânica nascido em 1937 na China, conta que a 08 de Março de 1421 a maior frota do mundo - com mais de 100 barcos - partiu da China rumo ao oceano Índico e que as embarcações, os enormes juncos, estavam sob o comando de Zheng He e outros almirantes eunucos......Saiba Mais

1 Comments:

Blogger menelik fla ma...

hey
n pensa ma mitu devi fika pa mitu. numeru di navegador ki txiga nos ilha ants tugas dja sa ta kria ti ta fazi bixa: egipsiu, finisiu, arab, malianu o maliense, xines, etc. prublema e ka na kuze ki tuga sta fla me verdadi; prublema sta na e kuze ki nu kre kredita me verdadi. mas fixi e o ki nu kria nos propi mitu. pur izemplu: reis y kurtizon di imperiu di mali, ta binha pasa feria na ilhas y es ta manteba un numeru di servu na ilhas permanentimenti. kuandu skravu kumesa evadi kulonu foi ku ajuda di es pupulason ki dja tinha un kunhisimentu di ilhas. hey, bu podi imajina u restu. o nu podi xinti kun gruginha y un sigarin y n kontou u restu. lol.

7:36 da tarde  

Enviar um comentário

<< Volta pa Lantuna

Desde 27/11/2004