sexta-feira, junho 03, 2005

Joel Xavier entre nós

O Centro Cultural Português da Praia irá assinalar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, com um concerto de Joel Xavier, um dos melhores guitarristas da actualidade.

No dia 10 de Junho, sexta-feira, Xavier apresentará no Auditório Nacional o seu último trabalho discográfico, Joel Xavier & Ron Carter in New York (2004), um encontro com uma lenda viva do jazz, Ron Carter, considerado dos melhores contrabaixistas de sempre.

Inspirado e influenciado pelo “Novo Tango” de Astor Piazzola e pela “Nova Musette” de Richard Galliano, Joel Xavier cria uma nova linguagem musical entre o fado e o jazz. Com seis discos gravados, o sucesso cedo bateu-lhe à porta. Internacionalmente, o reconhecimento viria aos 19 anos, quando Joel Xavier ganha o concurso "Namm-Show" em Los Angeles, ficando à frente de outros 70 guitarristas, de várias nacionalidades. Entre os 17 e os 25 anos, Joel Xavier grava três discos, nomeadamente “18”, “Sr. Fado” e “Latin Groove”.

Joel Xavier nasceu em Lisboa, precisamente no dia 25 de Abril de 1974, tendo começado a tocar guitarra eléctrica como autodidacta aos 15 anos. Apenas um ano depois foi convidado pela BMG Portugal para gravar dois álbuns a solo. Foi então que aos 17 anos grava o seu primeiro disco, intitulado "18". Não é a primeira vez que o guitarrista português actua em Cabo Verde. Mas a cada sessão, permanece a vontade de pedir por mais. Um espectáculo a não perder. A entrada é gratuita, só precisa levantar o bilhete no Centro Cultural Português/Instituto Camões, na Achada de Sto. António.

Com CCP/ICA e Attambur
Desde 27/11/2004