quarta-feira, junho 08, 2005

Música cabo-verdiana na Noruega


Cosa d’Terra é um grupo musical cabo-verdiano radicado na Noruega, integrado por crioulos do Fogo, S. Vicente e Boavista. Há alguns meses, o site Tabanca, feito por um casal kriol-norueguês, publicava uma nota sobre um concerto deste conjunto. É assim que Lantuna desperta as suas antenas para este grupo, cuja missão é a promoção da música cabo-verdiana nas terras escandinavas – é a kentura kriola a derreter o gelo lá di riba…

A partir de um repertório eclético, a festa é feita de mornas, coladeiras, funaná, sanjon, zouk, samba, entre outros sons. Segundo um dos elementos, Ary Morais, “a maior parte das músicas são habitualmente executadas pela Cesária, Paulino vieira, Ildo Lobo entre outros músicos nossos. É um repertório preparado especialmente para agradar o nosso público”.

Cosa d’Terra tem actuado na Noruega e tem na carteira alguns convites para tocar na Suécia neste Verão, durante o Oslo Festival. E para marcar o 30º Aniversário da Independência Nacional, o grupo irá representar Cabo Verde na rádio NRK. Mas Ary Morais revela o desejo maior do agrupamento. “Participar nas actividades culturais realizadas em Cabo Verde e noutras comunidades de emigrantes”.

O Cosa d’Terra é formado por quatro músicos. Ary Morais, 30 anos, natural da Boavista, que assume a música como um dom. Bernardino da Veiga, 45 anos, nascido na ilha do Fogo. Carlos Bidjoy, 31 anos, natural de S.Vicente, oriundo de uma família de músicos. E Henrique Gomes, sãovicentino de 66 anos.
Desde 27/11/2004