domingo, junho 12, 2005

Junho de Festa

Junho é um dos meses mais festivos do ano. Mês da tabanca, de Nho Santo António (13), San Jon (24), S. Pedro (29), Nho Santiago (25). Uma época colorida, musical…inebriante. Mas Junho de 2005 tem uma outra pimenta. É bespa di festa di trinta anu di independensia nasional. É o trampolim para o mês mais quente das comemorações, que se estendem até Novembro, mas que em Julho conhecem o ápice.

Mas Junho também tem os seus encantos. Acolhe, a 24, a festa junina mais popular de Cabo Verde. Nho San Jon, festa rapikadu tem os seus momentos altos no Porto Novo, Ribeira de Julião de S. Vicente, Vila Nova Sintra da Brava e ainda na ilha do Fogo. Um santo comemorado em todas as ilhas de Cabo Verde. Este ano, sob o signo do 30º Aniversário da Independência Nacional, cujas comemorações são geridas pela comissão criada para o efeito.

No dia 18, a OCAI-XXX promove um concerto da cantora Isa Pereira, de 30 anos. N ten Rabelados na Korason é um espectáculo feito de homenagem, música e exposição de arti rabeladu. O concerto acontecerá no Parque de Estacionamento de Riba’l Praia. Duas semanas mais tarde, outro jovem irá marcar o trigésimo aniversário com uma opereta sobre a caboverdianidade. Para marcar os 30 anos das primeiras eleições em Cabo Verde, a 30 de Junho, Kwame Gamal, músico e professor, encena um espectáculo coreografado com a participação de cerca de 400 jovens, selecionados entre seus pupilos de capoeira, batucada e alunos de educação física de escolas secundárias da capital. Teatro, música e dança sincronizada para reconstituir o percurso do caboverdiano, desde o povoamento das ilhas, a escravatura, o despertar da identidade, a luta de libertação, a independência, a reconstrução do país, até aos dias de hoje.

Mas Junho ainda promete mais. É o mês do desembarque de uma caravana do projecto Sons Solidários Itália-Cabo Verde, da Associação Tabanka. Meia centena de jovens propõe exposições sobre Amílcar Cabral, uma palestra e colocação de uma placa em homenagem a Sérgio Frusoni, mostra de gastronomia e um concerto do grupo Cabeça Negra, que integra uma cantora cabo-verdiana.

Kabu Verdi: nos orgulhu, nos sérteza.
Desde 27/11/2004