quarta-feira, julho 13, 2005

Burbur apresenta O Intruso

A Burbur Associação Cultural marca o mês dos 30 anos da Independência Nacional com a peça O Intruso, a estreia absoluta do conto de Gabriel Mariano. São quatro apresentações no mês de Julho, sempre às quartas-feiras, às 22 h, na Cidade do Porto. No dia 20, será no Café Guarany e a 27, no FNAC Sta. Catarina.

A peça compreende três actos: uma introdução a contextualizar a acção, que se passa em Cabo Verde, mas que evita marcações temporais; depois, a encenação do texto original de O Intruso e, por fim, uma síntese dramatúrgica de O Primogénito. Estes dois textos foram publicados por Gabriel Mariano no seu livro Vida e Morte de João Cabafume.

“Pela presença ou pela ausência, a família é o eixo (mais) vital da obra de Gabriel Mariano”, situa Maria Armandina Maia, no texto de apresentação da peça. E deixa entender que há sempre uma procura ou prolongamento de um equilíbrio na família, quebrada pela perda da figura paternal. “Numa sociedade marcada pela fractura, pelo afastamento e pelo desaparecimento das figuras parentais, Gabriel Mariano reedifica este espaço, costura a cicatriz, na busca permanente do pai, o prolongamento de si”, escreve Armandina Maia.

A Associação Burbur foi criada em 2002, em Portugal, por jovens cabo-verdianos. É o único grupo de teatro cabo-verdiano profissional. O Intruso é a sua segunda criação, depois de As Águas, em 2002, uma adaptação de Chiquinho de Baltazar Lopes.
Desde 27/11/2004