terça-feira, junho 28, 2005

Daniel Pereira lança mais uma obra

Mapa da Cidade Velha
O historiador Daniel Pereira lança na quarta-feira, na Praia, a obra "Estudos da História de Cabo Verde", que inclui oito investigações históricas sobre o arquipélago entre os séculos XVII e XVIII. A compilação é uma segunda edição, revista e aumentada, de oito textos publicados dispersamente há cerca de 20 anos.

Motivação, ideologia e política na ocupação do espaço em Cabo Verde, As insolências do capitão Domingos Rodrigues Viegas e do seu irmão Belchior Monteiro de Queiroz contra as autoridades da ilha de Santiago (1653-1665), A Fundação da Companhia de Cacheu (1671-1676) e Cabo Verde - Catequização e baptismo de escravos (1690-1700) são alguns dos temas tratados pelo historiador. Para o autor, o trabalho agora reeditado é, "afinal" um contributo para que os cabo-verdianos saibam quem são, o que defendem e por que causas lutam, pois, sublinha, "no mundo moderno, as respostas a estas questões é crucial para o futuro de qualquer Nação".

No prefácio ao trabalho de Daniel Pereira, o sociólogo guineense, Carlos Lopes, afirma que o autor "consegue imprimir uma paixão pela História e seus pequenos episódios que fazem dos sujeitos algo de palpitante, aguçando a curiosidade de leitores e estudantes". Considerando o trabalho "uma digressão histórica muito importante", Carlos Lopes diz acreditar que "a História é o terreno predilecto para a construção da identidade e, como tal, não pertence em exclusivo a ninguém".

A cerimónia de lançamento de "Estudos da História de Cabo Verde" surge no âmbito das comemorações do 30º aniversário da independência de Cabo Verde.

In Lusa

1 Comments:

Blogger Roberto Iza Valdés fla ma...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

12:49 da tarde  

Enviar um comentário

<< Volta pa Lantuna

Desde 27/11/2004