quarta-feira, julho 13, 2005

Dia Santu na Lem di Mulato




Texto de apresentação da exposição de Mito, patente no Palácio da Cultura Ildo Lobo, Praia.



Por Filinto Elisio


Mito personifica o vaticínio da Independência Nacional, cujo Trigésimo Aniversario estamos a comemorar. Vaticínio da Independência Nacional também é a pintura cabo-verdiana. Ou, se quisermos, as belas artes em Cabo Verde, produzidas um tanto nestas ilhas e outro tanto no vasto cosmos da diáspora crioula.

Esta exposição é muito mais do que uma das muitas actividades a dourar o Trigésimo Aniversario, cuja programação se espraia no chão da Republica em Novembro próximo. Efeméride celebrada com a humildade da grandeza, a fazer o showcase do percurso do povo cabo-verdianos nos últimos 30 anos e trazendo ao de cima uma miríada de actividades culturais. Dizia-vos que esta exposição – de titulo assaz emblemático – afirma a Independência Nacional, em todo o seu esplendor e complexidade, tematizando uma nova estética, uma nova Ética e uma ciência nova de se estar na Arte.

Por conseguinte, comemorar o Trigésimo Aniversario da Independência Nacional, faze-lo a partir do pathos e do ethos de se estar na Arte é conceder ao Lem di Mulato, com a generosidade que é apanágio do Artista, o seu Dia Santu.... LEIA MAIS
Desde 27/11/2004