terça-feira, outubro 11, 2005

Tcheka é finalista do Prémio RFI



O músico kriolu Tcheka é um dos três finalistas da edição 2005 do Prémio da Radio France Internationale (RFI)-Músicas do Mundo. O vencedor será conhecido em Novembro, durante um espectáculo em Dakar, Senegal. O prémio tem por objectivo promover artistas ou grupos musicais de África, do Oceano Índico e das Caraíbas.

O artista cabo-verdiano, seleccionado graças ao seu último trabalho discográfico, intitulado Nu Monda, está “muito contente e orgulhoso” com a sua escolha, segundo citação do Panapress.

Os outros dois finalistas do prémio são o tocador de kora Ba Cissoko, da Guiné Conakry, e a cantora gabonesa de Rythm and Blues, Naneth.

O vencedor receberá seis mil euros e uma bolsa do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros no valor de 12 mil e 500 euros, destinada a promover a sua carreira em 2006, enquanto os estantes dois finalistas terão direito a mil euros cada.

Tcheka é o segundo músico cabo-verdiano a chegar à final do Prémio da RFI depois do multi-instrumentista e cantor Augusto Cego, que perdeu em 2003 o galardão para o rapper senegalês de origem cabo-verdiana, Didier Awadi.

Paladron: Panapress
Desde 27/11/2004