quinta-feira, setembro 15, 2005

A identidade nacional no palco e em tese

Fotu di João Barbosa
Cristina McMahon chegou a Cabo Verde em 1998, para trabalhar no Corpo da Paz. Instalada no Sal, e despertado o interesse pelo teatro cabo-verdiano, a investigadora norte-americana começou a traçar os contornos de uma tese de doutoramento sobre a recriação da identidade nacional num festival internacional como o Mindelact. “Estou atenta à forma como o intercâmbio com os grupos internacionais afecta o teatro em Cabo Verde”.

O regionalismo é um ponto importante nesta investigação. Segundo a investigadora, há um debate permanente entre grupos nacionais, particularmente de Santiago e de S. Vicente. “Não é uma discussão de palavras e sim de actos. Sempre que um grupo apresenta uma peça, mostra a sua opinião sobre a cultura e a identidade cabo-verdiana. O público reage a este debate de forma clara. Isto aconteceu no Mindelact em 1999, na apresentação da peça do Ramonda, o Tabanca Tradison, vi pessoas a abandonarem a sala”, aponta Cristina.

Outro conceito caro a esta tese é a lusofonia, mais concretamente a ideia de criação de uma comunidade lusófona teatral. À investigadora interessa as consequências de uma interacção entre um projecto transnacional e identidade nacional no teatro......LEIA MAIS
Desde 27/11/2004