quinta-feira, setembro 08, 2005

Começa a rodagem de A Ilha dos Escravos


O filme, inspirado no romance O Escravo, de Evaristo de Almeida, começa a ser rodado este fim-de-semana na cidade de Marechal Deodoro, no estado brasileiro de Alagoas. A partir do dia 11, domingo, a longa metragem da produtora Cinemate, passará do papel para a película, sob a direcção de Francisco Manso, o realizador de O Testamento do Sr.Napumoceno.

Segundo a produção do filme, a cidade de Marechal Deodoro, antiga capital do estado de Alagoas, situada a cerca de 28 quilómetros de Maceió, foi escolhida pela riqueza do seu património arquitectónico, religioso e natural. No ínicio de Outubro, a equipa vem para a Ilha de Santiago, em Cabo Verde, onde se situa a grande parte do enredo, numa época em que o arquipélago era um importante entreposto de escravos.

O filme tem um elenco internacional, com actores do Brasil, Portugal e Cabo Verde. Josina Fortes e Luís Évora, actores cabo-verdianos seleccionados num casting feito na Praia, actuarão ao lado de Digo Infante, português, a brasileira Vanessa Giacomo, protagonista da novela da Globo Cabocla; e ainda Zezé Mota e Milton Gonçalves.

É a primeira vez que o cinema português aborda o tema da escravatura. O filme é uma adaptação livre do romance O Escravo, de José Evaristo de Almeida, em 1856. A acção decorre na primeira metade do século 19. A ilha dos Escravos tem o seu núcleo histórico centrado no levantamento de tropas na Praia, promovido por oficiais portugueses desterrados no arquipélago depois da derrota do Infante D. Miguel, na guerra civil. Para tornar a situação mais explosiva, junta-se ao enredo uma revolta de escravos. Paralelamente, há o desenrolar de um quadrângulo amoroso – a escrava Luísa que ama o escravo João, que ama a patroa Maria, que não ama o seu apaixonado pretendente, o comerciante Albano Lopes.
Desde 27/11/2004