quinta-feira, setembro 08, 2005

Das à Deux é premiado e abre o Mindelact

Fonte: www.dosadeux.com

A novidade deste 2005 é o Prémio Copacabana. Patrocinado pela Tecnicil, é um galardão que destingue companhias e/ou espectáculos que tenham brilhado nas últimas edições do Festival Mindelact, quer pela qualidade artística, originalidade estética e pela forma como foram aclamados pelo público. A primeira companhia homenageada será a Companhia Dos à Deux, um prémio referente ao espectáculo Aux Pieds de la Lettre, apresentado na edição de 2003 do festival. A companhia Dos à Deux foi recentemente premiada no maior festival do mundo, o de Avignon.

Esta será a terceira presença da companhia no festival Mindelact: em 2000 apresentou a peça Dos à Deux, e que dá origem ao nome do grupo, em 2003 regressa com Aux Pieds de la Lettre e este ano faz a abertura do festival com a última produção Saudade - Terras d'Água.

“Embarcar, desviar, provocar, Saudade em Terras d’água revoluciona nossas percepções e nos conduz ao exílio forçado de uma família”, é a receita da peça que fará a abertura da 11ª Edição do Festival de Teatro Internacional do Mindelo, hoje, às 21h30.

Em entrevista concedida ao Mindelact, os actores André Curti e Artur Ribeiro revelaram que nesta nova criação "queremos desenvolver uma pesquisa em torno do tema (e)migrações. Queremos também falar da saudade, falar dos grandes e dos pequenos momentos que nos fazem falta, uma vez que tudo foi deixado para trás". Nesta peça, actuam em trio, com a presença de uma actriz japonesa.

A companhia Dos à Deux foi criada em Paris em 1997, por Artur RIBEIRO e André CURTI, a partir do desejo de desenvolver uma pesquisa artística sobre o teatro gestual. Até hoje, já apresentaram mais de 150 espectáculos.

Desde 27/11/2004