terça-feira, outubro 04, 2005

Para encher os olhos


Numa altura em que ir ao cinema na Praia tornou-se uma aventura, muitas vezes ingrata, eis que o Centro Cultural Francês nos brinda com um evento de encher os olhos. O Festival do Filme Insular, de 1 a 9 deste mês, em S. Vicente e Santiago. Termina hoje a projecção de filmes no Mindelo e no dia 6, será a vez de Santiago. Além da projecção de nove filmes, haverá um debate no Pelourinho da Cidade Velha, na sexta-feira, dia 7. Daniel Segura, da Cooperação Espanhola, Konstantin Richter, do Fórum Unesco, e Charles Akibodé, do IIPC, questionarão “Que Património para Cidade Velha?”.

Entre os filmes seleccionados, está Nha Fala, de Flora Gomes, Tabanka ka Mori, de Giuseppe Vecchi e Leonardo Pellagata, e ainda Terra Longe (Chã das Caldeiras), de Daniel Thorbecke. Todas as projecções, quer no Mindelo, Praia, Cidade Velha e Pedra Badejo, serão animadas pela música do francês Gilles Butin, um cantor itinerante.

O Festival do Filme Insular nasceu na Ilha de Groix (Costa da Bretanha) e Cabo Verde foi o convidado de honra na edição 2005, que aconteceu em Agosto, com a participação de Mayra Andrade. Os organizadores deste festival associaram-se à Cooperação Francesa e ao Tara Expedições para trazer este certame a Cabo Verde. O Tara é um veleiro concebido para navegar sobre todos os mares do planeta. Desde 2004, está envolvido num projecto itinerante de alerta sobre o aquecimento global, em parceria com as Nações Unidas. O navio chegou`à Baia do Mindelo no dia 30.

Para ver a programação deste evento, aceda à coluna Na Varanda deste blog.
Desde 27/11/2004