sexta-feira, outubro 07, 2005

Luis Romano homenageado

O escritor cabo-verdiano Luís Romano vai ser homenageado no Brasil, a 23 de Novembro, por um grupo de emigrantes crioulos radicados nos States. Os promototes desta iniciativa, encabeçados por Zeca Leite, querem que o Estado Cabo-verdiano se associe a esta homenagem ao autor da obra Famintos.

Actualmente com 83 anos de idade, Luís Romano enfrenta uma doença prolongada e grave e está preso a uma cadeira de rodas. Zeca Leite alerta o Estado de Cabo Verde para a situação do escritor, em declarações ao Cabo Verde Online: “encontra-se isolado e esquecido num recanto do Brasil, numa fase em que o seu estado de saúde é muito precário, com diagnóstico de doença grave”.

Na mesma cerimónia, será lançado o livro António Januário Leite: o poeta do além vale, que Romano levou vinte anos a preparar. A obra traça o perfil poético e biográfico de Leite, além de conter uma antologia de seus poemas.

Luís Romano nasceu na Vila da Ponta do Sol, ilha de Santo Antão, em 1922. Escritor e poeta, grande parte da temática de Luís Romano gira em torno da sua terra natal, Cabo Verde. Romano é um crioulista assumido, língua que acredita ser neo-latina, que procede dialectalmente de um antigo português quinhentista.


Bibliografia

Famintos, romance popular caboverdiano, 1962, Rio de Janeiro, Brasil
Clima, poemas, 1963, Recife
Cabo Verde - Renascença de uma civilização,1967 e 1970, Lisboa
Negrume/Lzimparín, contos caboverdianos, 1973, Rio de Janeiro, Brasil
Contravento, antologia poética bilingue, 1982, EUA
Cem Anos de Literatura Caboverdiana, 1985, USP-São Paulo, Brasil
Teknosal, vade mécum salineiro, 1990, Col.Mossoró, RN, Brasil
Ilha, estórias caboverdianas, 1991, S. Vicente
Kriolanda - Estigmas, 1999, S.Vicente
Kabverd Civilização e Cultura, 2000, Rio de Janeiro, Brasil

Fonte: Cabo Verde Online
Desde 27/11/2004