quarta-feira, março 22, 2006

O primeiro do mundo


O Museu da Língua Portuguesa foi inaugurado esta semana, em São Paulo, no Brasil. É o primeiro museu do mundo a dedicar-se à língua. O português é o idioma que inova em matéria de museologia. Língua com cerca de 200 milhões de falantes, espalhados por oito países.

A Fundação Roberto Marinho e o Governo do Estado de São Paulo são os mentores deste museu, que convida à reflexão sobre o português e, por esta via, da própria história dos povos que se exprimem nesta língua, entre os quais o cabo-verdiano.

O Museu da Língua Portuguesa ocupa as antigas instalações da Estação da Luz, uma das principais da cidade de S. Paulo, com um movimento diário de 300.000 pessoas, e um dos cartões de visita da cidade, esta construída em 1901. A cidade de São Paulo foi escolhida para albergar o museu também porque reúne a maior população de falantes da língua portuguesa no mundo, actualmente mais de 10 milhões de pessoas.

O Museu da Língua Portuguesa ocupa três andares da Estação da Luz, numa área total de 4 mil 300 metros quadrados, o que representou um investimento de 14 milhões de euros. A fase de projecto e de construção do museu reuniu 30 especialistas em língua portuguesa.

Para aceder, virtualmente, ao Museu, clique aqui. Se procurar por informações sobre Cabo Verde, encontrará cinco textos, transcrições de entrevistas a cabo-verdianos, no âmbito do projecto Projeto Português Falado, da Universidade de Lisboa, coordenado por Maria Bacelar. As entrevistas foram recolhidas em 1995.

1 Comments:

Blogger Isabel Victor fla ma...

Muito interessante este museu ! A língua portuguesa como esteira ... chão de culturas ...

A ultima exposição temporária dedicada a Clarice Lispector ultrapassou todas as expectativas !

Abraço Matilde ...

(onde pára agora ? Há vida para além deste blog ? Onde ...)

Excelente trabalho !!!

10:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Volta pa Lantuna

Desde 27/11/2004