quarta-feira, outubro 12, 2005

Universus no Dia da Cultura

O Dia Nacional da Cultura, 18 de Outubro, celebrado pela primeira vez este ano, é a data escolhida pelo Instituto Camões/Centro Cultural Português para a estreia do concerto Universus, na Praia. O palco será o Auditório Nacional, às 21h.

Um dueto entre os músicos Mário Lúcio, prata da casa, e Luís Represas, de Portugal. Um enlace entre a guitarra e a voz, em que os dois compositores irão interpretar temas próprios, numa ponte entre dois continentes, dentro do universo atlântico.

Universus é um espectáculo criado por Mário Lúcio para o encerramento do ano lectivo na universidade de Aveiro, no dia 28 de Maio. O contacto entre os dois músicos já é de outros tempo, tendo Represas participado no disco Mar e Luz de Lúcio.

A mestiçagem é um elemento transversal na carreira dos dois músicos. Neste espectáculo, Mário Lúcio representa a tradição e a modernidade, as raízes autóctones e os elementos miscigenados do continente africano, que se cruzam através da sua música e da dança do coreógrafo Mano Preto. A representar a Europa estará Luís Represas, um dos mais emblemáticos compositores e intérpretes da nova música portuguesa.

UniVersus é a representação dos encontros culturais a que Mário Lúcio se propôs ao longo da sua carreira. “Nesses últimos anos, o meu ideal artístico tem sido o da mestiçagem, a única que existe, a mestiçagem cultural. Tenho-me proposto encontros para descobertas do que temos em comum, mas também para ajudar a mostrar o que cada um tem de particular”, afirma.

O músico tarrafalense já gravou com artistas de várias latitudes, como Manu Dibango, Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Toure Kunda, Maria João e Mário Laginha, Luís Represas, Carlos Barreto, Carlos Martins, Leo Gandelman, entre outros.

Biografia de Luis Represas
Desde 27/11/2004