terça-feira, outubro 11, 2005

G. Fernandes vence Prémio Cidade Velha

A obra Em Busca da Nação: Subsídios para a reinterpretação de um Cabo Verde politicamente situado é a vencedora do Grande Prémio Cidade Velha 2005, criado este ano pelo Ministério da Cultura. O autor é Gabriel Fernandes, Mestre e doutorando em Sociologia Política pela Universidade Federal de Sta. Catarina, no Brasil.

Segundo o Júri, presidido pelo jurista e escritor David Hopffer Almada, a obra de Fernandes foi escolhida por unanimidade, dentre as 17 candidatas. “Uma obra de grande valor científico, tendo em conta a abrangência dos temas abordados, o rigor e a profundidade das análises feitas, e o vigor e a segurança do raciocínio no encadeamento do processo histórico do povo cabo-verdiano na formação e formatação da sua consciência em busca de uma Nação que se veio a proclamar independente em 1975”, pode-se ler no comunicado do júri.

Além da obra de Fernandes, duas outras receberam a Menção Honrosa do Júri. A Construção social do discurso educativo em Cabo Verde (1911-1926), de Maria Adriana Gonçalves, e Cabo Verde – a construção da identidade nacional (Análise da imprensa entre 1877 e 1975), de Manuel Brito Semedo. O vencedor do Grande Prémio Cidade Velha vai receber 700 mil escudos em dinheiro e a edição da obra será assumida pelo Ministério da Cultura.

A entrega do galardão será feita no Dia Nacional de Cultura, 18 de Outubro, numa cerimónia na Praia. Na mesma cerimónia serão condecoradas pelo Governo mais de 50 personalidades ligadas às artes e letras e será lançado o catálogo Cabo Verde 30 anos de edições, do Instituto Nacional da Biblioteca e do Livro. Instituído em Dezembro de 2005, o Grande Prémio Cidade Velha distingue obras inéditas de investigação científica, no domínio da história de Cabo Verde e das ciências humanas e sociais, produzidas por autores cabo-verdianos e estrangeiros.

Quem é Gabriel Fernandes?

2 Comments:

Blogger Unknown fla ma...

Man there is alot of comment spam I have noticed. Is there any way to remove it from the blogs?

11:53 da tarde  
Blogger Unknown fla ma...

Man there is alot of comment spam I have noticed. Is there any way to remove it from the blogs?

3:33 da tarde  

Enviar um comentário

<< Volta pa Lantuna

Desde 27/11/2004