quarta-feira, março 09, 2005

Diasporizando. Refilon

Refilon O Refilon, conjunto musical cabo-verdiano, actua este sábado no ciclo “Noites do Mundo”, no espaço Contagiarte, no Porto. O evento, promovido por uma associação cultural local, pretende congregar relacionados com sons, danças e tradições culturais dos quatro cantos do mundo. O conjunto Refilon, formado em 2001, em Portugal, desenvolve um estilo musical próprio, uma ponte entre a mazurca e os tambores da festa de S. João e o jazz. É assim que os seus integrantes pretendem participar na construção da música contemporânea de Cabo Verde.

Ao pesquisar na Net , Lantuna descobriu dois comentários sobre os Refilon. O Attambur, site de música em português, aceita a música da banda como uma necessidade de comunicação, através de uma linguagem nova, assente na fusão entre ritmos cabo-verdianos e as experiências musicais vividas no país de emigração. "Com especial incidência nas demais sonoridades afro, nas arritmias jazzísticas como ponto de encontro e na tranquilidade do blues dos nossos corações, a cantar a mesma saudade de sempre: terra, mãe, seca, tchuva na mar d’canal, retorno de saudade", arremata o Attambur.

A maioria dos membros do Refilon é natural de S. Vicente, a cidade de todos os encontros. São eles: Djoy Abu-raya (Voz/Guitarra), Danilo Silva (Voz/Guitarra), Waldyr Morais (guitarra), Mario Coronel (Baixo/Voz) e Rui Faustino (bateria).

paladron di fotu: www.alargatuavida.com
Desde 27/11/2004