terça-feira, março 08, 2005

Santiago é palco do novo filme de Manso

paladron di fotu: www.klepsidra.netEm 2005, a ilha de Santiago será palco das gravações do filme “A Ilha dos Escravos”, de Francisco Manso, o realizador de “O Testamento do Sr. Napumoceno”. Mais uma vez, Manso dirige um roteiro adaptado de uma obra cabo-verdiana. Desta feita, o romance “O Escravo”, escrito em 1856 pelo português de Evaristo de Almeida, que passou grande parte de sua vida em África. O filme é uma adaptação livre deste romance, mas fica o essencial: a trágica história de amor entre um escravo e a sua senhora mestiça.

Estamos na Ilha de Santiago, na primeira metade do século 19, mas há breves segmentos de extensão a Lisboa, Viena de Aústria, Santo Antão e Salvador da Bahia, no Brasil. “A ilha dos Escravos” tem o seu núcleo histórico centrado no levantamento de tropas na Praia, promovido por oficiais portugueses desterrados no arquipélago depois da derrota do Infante D. Miguel, na guerra civil. Para tornar a situação mais explosiva, junta-se ao enredo uma revolta de escravos. Paralelamente, há o desenrolar de um quadrângulo amoroso – a escrava Luísa que ama o escravo João, que ama a patroa Maria, que não ama o seu apaixonado pretendente, o comerciante Albano Lopes, um personagem algo sinistro.

A produção do filme ainda não divulgou o elenco final, mas Lantuna sabe que integrará actores portugueses, brasileiros e cabo-verdianos. Apontam-se nomes como o do coreógrafo Mano Preto para o papel do escravo João, enquanto que a actriz brasileira Tais Araújo, que encarnou Xica da Silva na novela da Rede Record, deverá interpretar a mulata Maria. Uma equipa visitou discretamente o arquipélago em Fevereiro e deverá regressar dentro de algumas semanas, para fazer um casting que seleccionará actores para papéis secundários e figurantes.

paladron di fotu: www.klepsidra.net
Desde 27/11/2004