sábado, março 05, 2005

Março Mês do Teatro arranca na Praia!

Fladu Fla em Cena. Paladron di fotu: www.mindelact.com.Fotografia do João BarbosaCom uma boa assistência, o Março Teatral arrancou na Praia com uma palestra sobre SIDA e a peça Flagelo, do grupo Fladu Fla. Mais uma vez, confirma-se o carácter pedagógico do teatro praiense, com uma peça recheada de apelos para a prevenção da doença, sem abrir mão do humor. O público compareceu, mas deve-se assinalar a presença na plateia de vários integrantes dos outros grupos de teatro na Praia. O que deve ser analisado pelos próprios fazedores de teatro - o que atrai o público? Uns dizem que é o humor, outros a forte presença das tradições culturais da ilha nas peças, mas é preciso ter cuidado para não abusar da paciência do espectador. É preciso construir um debate à volta deste tema - é preciso mudar a forma como se faz teatro na Praia, dar-lhe um carácter mais experimental e aberto a novas experiências.

De qualquer forma, é preciso aplaudir a presença de seis grupos neste festival, que não deixam cair a peteca e participam com carinho neste evento bodona! A programação deste mês temático está recheada de peças que abordam "males sociais", como a SIDA, as drogas e o alcoolismo - neste sábado, o grupo Ramonda apresenta "Sida", às 18h30. Mas há outras temáticas. Na próxima sexta-feira, o Raiz di Polon subirá ao palco com "Pedaços de Dança", uma viagem pela história desta arte em Cabo Verde - vale a pena ver! Mas outras boas surpresas nos aguardam este Março Mês do Teatro na Praia. No dia 18, a Oficina de Teatro da Assomada volta a apresentar "Txon di Morgado". E Lantuna aguarda ansiosamente pela estreia absoluta de "As Paixões de Molière", pela Companhia Cena Aberta, espectáculo precedido da palestra "A Função Social do Teatro", pelo próprio encenador da Companhia, Wilton Alexandre.

Como vê, há boas razões para não perder de vista o Março Mês do Teatro, que na Capital conta com o apoio do Instituto Camões. Lantuna disponibiliza toda a programação na Praia, Mindelo, Brava e Boavista. Txeka!

Fotu di João Barbosa. Paladron: Mindelact
Desde 27/11/2004