terça-feira, março 01, 2005

A infografia está entre nós

Infografia. Por François Fortes Há cerca de dois anos, François Fortes, designer cabo-verdiano, apresentou uma exposição de infografias. Pela primeira vez em Cabo Verde, falava-se de Infografia, uma arte digital, que comunga informática e fotografia. Etimologicamente, Info vem de Informática e Grafia de gravar ou escrever. As Infografias também são chamadas de Gravura Digital, infogravuras ... e são feitas com recurso à computação gráfica e softwares de editoração de imagens. É possível realizar toda a criação no computador a partir de uma figura digitalizada: desenho, gravura, fotografia. “O pintor trabalha com tela, pincel e tinta. Eu tenho esses recursos nos softwares, como Photoshop, Illustrator ou Cinema 4D. A criatividade é a mesma, as ferramentas para expressá-la é que são diferentes”, explica François, um cabo-verdiano nascido em Dakar, mas que há 10 anos descobriu que não consegue viver longe de Cabo Verde.

Infografia. Por François Fortes O designer entrou em contacto com a Infografia em 1998, quando visitou uma exposição, em Dacar. Identificou-se imediatamente com essa arte, até porque já desenhava no papel, a fotografia sempre foi uma paixão e trabalhava com informática.
A primeira exposição individual acontece em 2003, na Praia e depois no Mindelo. Levou quatro anos a preparar um conjunto de infografias, tendo como base fotografias de corpos e expressões faciais. “O corpo humano fascina-me. É uma obra de arte perfeita, que se pode mostrar de diferentes maneiras”. Em Cabo Verde, o grande dilema dos pintores é a aquisição de tintas. Mas informática supera essa lacuna, mas a Infografia é uma arte pouco acessível a bolsos rasos. “Tens de ter uma máquina digital de, no mínimo 5 mega pixel, um computador potente para trabalhar as fotografias, os softwares adequados. Para a impressão das fotografias, pode-se usar um papel canvas, com textura de tela. Na minha exposição, usei uma tela de algodão de alta definição. Mas é muito cara”, alerta Fortes. Tudo isto para não falar na impressora para este tipo de tela - o designer tem uma, mas se calhar é o único em Cabo Verde.
Desde 27/11/2004