quinta-feira, março 03, 2005

Diasporizando. Bob Barboza.

Bob Barboza. paladron di fotu: www.bobbarboza.comDeambulando pela Net, encontrei o site do cabo-verdianíssimo Bob Barboza. Nunca tinha ouvido falar desse jazzman, descendente de cabo-verdianos e residente nos States. Músico e compositor de jazz, professor e informático. Há alguns anos, o seu irmão visitou Cabo Verde e trouxe muitas ideias, que acabaram por inspirar Bob a criar um projecto de Jazz Opera chamado “Cabo Verde Dreams” - Jazz Opera é um musical que integra canções, dança moderna, jazz americano, declamação e uma secção rítmica. O objectivo é dar a conhecer este arquipélago fascinante e inspirador. “É uma maneira de fazer as pessoas querem conhecer Cabo Verde e o seu povo maravilhoso”, justifica o mentor do projecto, que assenta perfeitamente no conceito de “Nação Diasporizada”, tão em voga entre nós, mas que precisa ser concretizado.

Cabo Verde Dreams conta a história de uma professora cabo-verdiana que se apaixona por um empresário caboverdiano-americano, que se propõe a levá-la para os States. O musical retrata o casamento entre culturas diferentes. A música é garantida por Bob Barboza e os Long Beach Jazz Messengers. Segindo Bob, este grupo não toca música de Cabo Verde, mas sim "jazz americano inspirado nas gentes de Cabo Verde".

O projecto educacional de Bob, o Super School University, também pretende aproximar as ilhas da diáspora através da Internet. "O objectivo é unir educadores e estudantes nos Estados Unidos com educadores e estudantes em Cabo Verde. Queremos aprender sobre a arte, a música, a dança de Cabo Verde e dos EUA. Ao mesmo tempo, vamos criar um projecto de música especial que absorverá o que aprendermos sobre a música cabo-verdiana", afirma Bob Barboza. Para criar essa ligação com os professores cabo-verdianos, o projecto sugere a Internet como o canal natural. O que pensam os educadores cabo-verdianos desse convite?
Desde 27/11/2004