terça-feira, março 01, 2005

Os eleitos do África Doc 2005

São 10 os projectos de documentário seleccionados para o África Doc 2005, cuja primeira sessão terá lugar no Mindelo, de 20 a 26 deste mês. Entre os eleitos, estão três cabo-verdianos e dois são realizadores da Televisão de Cabo Verde: Kim Livramento, que propôs um documentário "Sobre a Música de Cabo Verde", e Mário Benvindo, realizador do programa "Konbersu Sabi", que assina um projecto intitulado "Cidade Velha, o berço". O terceiro seleccionado é Victor Pires, que propõe um documentário intitulado "Retorno”.

Além de Cabo Verde, foram seleccionadas três propostas de documentários de Moçambique, duas da Guiné-Bissau, uma de Angola e outra de S. Tomé. Segundo a organização, “a decisão final assentou essencialmente sobre critérios que privilegiaram o potencial internacional dos projectos, e a experiência prévia dos candidatos na área do cinema / documentário / televisão, de modo a que esta formação possa contribuir mais eficazmente para o desenvolvimento do documentário nos respectivos países”.

O África Doc é um projecto que visa estimular, através da formação, a produção de documentários nos países africanos lusófonos e francófonos. Desenrola-se em três sessões de formação, de uma semana cada. Depois de Mindelo, onde produtores e realizadores irão debruçar sobre o desenvolvimento dos projectos, a segunda sessão decorrerá em Dacar, entre 30 de Abril e 4 de Maio, para a conclusão dos projectos, que deverão ser apresentados aos potenciais patrocinadores, de 5 a 8 de Maio, em Gore, no Senegal.

Desde 27/11/2004