quarta-feira, dezembro 01, 2004

Ensaio sobre Frusoni on line

Esta é para interessados na obra de Sérgio Frusoni - pueta bilibgui, ki skrebi na kriolu y purtugues.

O ensaio, disponivel on-line, é assinado por Simone Caputo Gomes, professora do Despartamento de Linguas Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense. Uma das referência bibliográficas para o ensaio de Simone é a obra de Mesquitela Lima, "A poética de Sérgio Frusoni: Uma leitura antropológica", publicado em 1992, pelo Instituto de Cultura e Língua Portuguesa.

"Filho de Giuseppe Frusoni e Erminia Bonucci, Sérgio nasce no Mindelo, S. Vicente, a 10-08-1901, e morre em Lisboa, em 1975. Autor de vários contos em crioulo divulgados na Rádio Barlavento, notabiliza-se como poeta crioulo, mas apresenta a maioria dos poemas em duas versões, em língua crioula e em língua portuguesa, o que dá à recolha de sua produção um importante status quanto aos estudos literários.
Mesquitela Lima, que faz um estudo antropológico da obra de Frusoni, para nossa felicidade, recolheu boa parte dos poemas soltos em pedaços de papel que o poeta eventualmente conservava e, na maioria das vezes, perdia (LIMA 1992)"


www.unb.br/il/liv/public/frusoni.htm
Desde 27/11/2004