domingo, novembro 28, 2004

Homenagem à voz da saudade cantada


No dia em que completaria 51 anos, Ildo Lobo foi homenageado na ilha que o viu nascer. No dia 25, às 19 horas, uma serenata com centenas de pessoas partiu dos espargos até Pedra de Lume.

De velas e flores nas mãos, amigos, familiares e populares cantaram as músicas que Ildo eternizou, como "Partida", "Mãe Querida", "Kaminhu di mar", entre outras pérolas.

Foi uma romaria. A chegada de Pedra de Lume, localidade berço do cantor, as flores (trazidas de Fortaleza) foram jogadas ao mar. Foi um momento emocionante, ouvir a mãe de Ildo a gritar "Adeus, Nha Fidje. Oje, m ka ti ta ben txorobe. Ah, Nha Fidje..."

Uma homenagem que Ildo teria gostado de ver, como disse o irmão, Piduca. Porque toda a homenagem póstuma é ingrata...e leva-nos a pensar nas mágoas que guardam muitos dos nossos artistas.


De qualquer forma, foi uma bonita serenata, com a presença de músicos salenses e de outras ilhas, cabo-verdianos e estrangeiros e a família Lobo em peso - a mulher, os filhos, os irmãos, a mãe, os avós, sobrinhos, etc.

Em Pedra de Lume, o palco montado perto da praia recebeu artistas que apresentaram as 13 canções do disco testamento de Ildo, "INCONDICIONAL".

Um espectáculo bonito. Pena é que o palco foi enfeitado com uma grande cerveja (adivinhe qual) em vez de uma foto gigante de Ildo...


Dani Silva, Rui Veloso, Lura, Nancy Vieira, Albertino, Rita e Mirri Lobo, Tito Paris deram o ar de suas vozes, mas o grande destaque da noite foi o regresso dos Tubarões, com as vozes de Mirri Lobo e Albertino. Foi o regresso de uma noite só. Segundo Zeca Couto, Tubarões sem Ildo, "seria uma traição".

Uma festa de aniversário (assim quiseram os organizadores), com um sabor doce e amargo. Na Plateia, uns a chorar ao lado de aoutros a cantar. No palco, os tubarões Totó, Russo e Jorge Lima não conseguiram resistir ás lágrimas...
Desde 27/11/2004