quarta-feira, dezembro 01, 2004

Agreste Matéria Mundo


Poesia é arriscar-se ao erro, sem blindagem ou armadura…”

Versos do novo livro do poeta José Luís Tavares, cuja primeira obra, “Paraíso Apagado por um Trovão”, foi galardoada com o Prémio Mário António de Poesia 2004, da Fundação Calouste Gulbenkian, por considerá-la “ a melhor obra de autor africano de língua portuguesa e de Timor-Leste publicada no triénio 2001-2003”.

O segundo livro deste cabo-verdiano radicado em Portugal intitula-se “Agreste Matéria Mundo”, com o selo Editora Campo das Letras. “O primeiro livro trata de um regresso encenado à infância, enquanto que este novo livro é constituído de reflexões sobre a própria poesia”, explica o autor.

Mal lançou um novo livro, José Luís Tavares já se vê ocupado com outros projectos: “Por exemplo, uma narrativa, que não sei se será uma novela ou romance, um libreto para uma cantata ou opereta, e regresso ao livro ‘Paraíso…’, para reescrever os poemas em soneto, só que em língua cabo-verdiana”.

José Luís Tavares nasceu a 10 de Junho de 1967, em Chão Bom, concelho do Tarrafal, ilha de Santiago. Estudou Literatura e Filosofia. Tem textos e poemas espalhados em jornais e revistas de Cabo Verde, Portugal e Brasil.
Desde 27/11/2004