segunda-feira, maio 22, 2006

As Badias



Um ensaio do arquiteto Pedro Gregório, sobre as badias. Um trabalho feito em 1957, publicado um ano depois no Suplemento Cultural, primeira edição. Obrigado ao Pedra Bika pelas imagens...

8 Comments:

Anonymous Anónimo fla ma...

bonitas imagens! sao uma reliquia sem duvida§ onde se as podem ver!?

11:10 da manhã  
Blogger Matilde fla ma...

Olha, Ab., estão na residência de uma pessoa amiga...M.

11:17 da manhã  
Blogger Marco Oliveira fla ma...

A primeira vez que ouvi falar nos badios, foi através de um amigo cabo-verdiano. Lembro-me de ele ter dito que eles eram agressivos e puxavam da faca nas discussões.

Claro que não faço ideia se esta descrição corresponde à realidade ou se é fruto de preconceitos.

4:50 da tarde  
Anonymous Anónimo fla ma...

Quem percebe de televisão saberá que um magazine, um documentário e um programa de informação diária têm linguagens diferentes. Estranho, por isso a falta de capacidade para entender o programa Nha Terra Nha Cretcheu, tem como objectivo claro mostrar o lado bonito de Cabo Verde, promover o orgulho da nação criola. Não significa que não haja um lado negativo, mas esse é retratado diariamente na informação da TCV.
Se os criticos do programa não acharem suficiente, podem sempre levar a cabo uma realização audiovisual que mostre a pobreza, a miséria e as "desgraças de Cabo Verde"- é legitimo.
Tanto se fala do programa Nha Terra. Nha Cretecheu, mas nada se diz da falta de qualidade da informação diária da nossa televisão pública- essa sim paga com os dinheiros dos contribuintes e com grandes falhas técnicas e humanas.
Quem critica os jornalistas portugueses que abriram os olhos sobre o nosso país e nos mostram aquilo que já não conseguimos ver, tal é a nossa visão negativista, é porque não está atento à forma como os jornalistas da TCV nos informam sobre Cabo Verde- muitas vezes com grande falta de profissionalismo.
Penso que os intervenientes do programa Nha Terra só têm de sestar felizes com a qualidade deste projecto e com a publicidade (positiva, ou não) que ele tem merecido.

4:58 da tarde  
Blogger Kafé Roceiro fla ma...

Gostei muito do seu blog. Convido-te para ir lá na roça comer um pão-de-queijo com um café passado na hora! Se gostares e tiveres interesse é só dizer, pois terei prazer em linká-lo no Kafé. E ficaria feliz em ser linkado aqui na sua casa também!
Kafé Roceiro (Brasil) – Blog de humor, cinema, piadas, charges, citações e muita mulher bonita!

7:25 da tarde  
Anonymous Anónimo fla ma...

Nha Terra nha Cretcheu faz um trabalho diferente, bem feito, independentemente dos olhares é de louvar o excelente trabalho levado a cabo pelos profissionais que o realizam o resto sao estórias.Cada programa com a sua abordagem.
Abraao Vicente

11:18 da manhã  
Anonymous Anónimo fla ma...

Olá Matilde:
Embora o teu blog tenha perdido o ritmo de outrora, ainda venho aqui ver se encontro coisas novas.
Guardo esperança de que o ritmo de outros tempos venha a ser recuperado e que Lantuna "volta ta daganha na menti de muitos qui ta dispsndi algum tempo à procura di cultura na Net".

9:55 da manhã  
Blogger Isabel Victor fla ma...

Gostei imenso deste blog e dos outros sítios aqui lincados.

Vim recentemente de São Vicente, Mindelo e voltarei (assim espero). O que aqui li é de enorme actualidade. As visões sobre a arte, cultura e património em CV merece um olhar crítico e discussões alargadas com os jovens cabo-verdianos (com o futuro de CV). Muito interessante ...

Abraço

Isabel Victor

9:32 da manhã  

Enviar um comentário

<< Volta pa Lantuna

Desde 27/11/2004