domingo, fevereiro 06, 2005

Cabo Verde acolhe Colóquio sobre crioulo

Em finais de Outubro deste ano, Cabo Verde acolhe o Colóquio Internacional de Estudos Crioulos. A notícia foi avançada pelo próprio Ministro da Cultura. Segundo Manuel Veiga, durante alguns dias, estarão reunidos no arquipélago cerca de uma centena de investigadores de todo o mundo. “São estudiosos que irão trazer as experiências no estudo do crioulo nas Seychelles, Maurícias, Guadalupe. Virão também representantes de universidades onde se estuda crioulo”.

O Comité Internacional de Estudos Crioulos (CIEC), criada em 1976 e com sede na França, é entidade promotora do Colóquio, que durante uma semana debaterá “Os crioulos face aos desafios da Educação para Todos e da Globalização”. É a deixa para o Ministro da Cultura, que faz da oficialização do Cabo-verdiano uma bandeira, questionar o papel do “nosso crioulo” no Desafio do Milénio. “Como garantir Educação para Todos se não cumprimos o que diz a Constituição, que que todo o Cidadão tem o direito de aprender a sua língua materna?".

O CIEC integra criolistas do mundo inteiro, ligados entre si pela diversidade dos pontos de vista e da investigação linguística. O Linguista Manuel Veiga integrou o CIEC em 1996.
Desde 27/11/2004