domingo, fevereiro 06, 2005

Násia Gomi e Denti d'Oro gravam disco

Násia Gomi y Ntoni Denti d'Oro gravam discoNásia Gomi y Ntoni Denti d'Oro na Kapital Estúdios





É a primeira vez que a Rainha do Finaçon e o Rei do Batuque se juntam para gravar um disco. O encontro inédito foi promovido por Augusto Veiga, empresário dos Ferro Gaita, no Kapital Estúdios. As gravações começaram há já algum tempo e deverão estar concluídas ainda este mês. Em Abril, o álbum, de nove faixas, deverá ser finalizado nos Estados Unidos.

Este fim-de-semana, Nha Násia Gomi e Ntoni Denti D’Oro gravaram um dueto. Mais do que isso: um desafio de mestres. “Ami si algen ganha-n na bunitu, N ta ganha-l na feiu”. Nha Násia revela-se uma adversária de peso, mas Nho Denti d’Oro vai tecendo seu konbersu com um charme peculiar, na mansu-mansu. “Minina…abo bu ka oja ma nos é pa konpanheru. Ami dja-N Kreu!”. Os dois cultivam uma longa amizade, apimentada por deliciosas porfias. Por isso, este disco é um símbolo de união.

Tanto Násia Gomi, de 80 anos, como Ntoni Denti D’oro, 78, já gravaram um disco, mas este projecto tem um sabor especial, já que se trata de um registo sonoro, portanto histórico, da sabedoria do Finaçon. “É um projecto sério, de qualidade, para preservar a riqueza cultural de Násia Gomi e Ntoni Denti D’Oro”, afirma Augusto Veiga, mentor do projecto, que tem Eduino dos Ferro Gaita nos Arranjos e Zunga Pinheiro como Engenheiro de Som. Os lucros da venda do disco reverterão a favor de Násia Gomi e Ntoni Denti D’oro.
Desde 27/11/2004