quinta-feira, fevereiro 03, 2005

O que é o Lunário Perpétuo?

Lunário Perpétuo. Paladron: www.vasco-martins.com O Lunário Perpétuo - Prognostico Geral e Particular para todos os Reinos e Províncias – foi composto pelo valenciano Jeronymo Cortez, e publicado em 1703, em Lisboa. Hoje o Lunário é uma preciosidade só encontrada na biblioteca dos estudiosos ou bibliófilos. O raro almanaque trata da natureza dos ventos, prognósticos, épocas ideais para sementeira relacionadas com os astros, remédios universais à base de plantas, efeitos de Saturno, de Marte, sobretudo da Lua, fluxos e refluxos das marés, e de uma infinidade de outros assuntos e generalidades. Por quase 300 anos, o Lunário Perpétuo foi o livro mais lido do Nordeste brasileiro, principalmente por cantadores da tradicionalíssima arte de versejar.

Segundo Vasco Martins, o livro é usado em Cabo-Verde há centenas de anos, nas ilhas de S. Nicolau, Sto. Antão e Santiago. Particularmente, pelos Rabelados. Segundo um artigo do jornalista Luís Carvalho, publicado na revista Fragata, os Rabelados “normalmente, curam-se através de indicações que encontram nos livros como Lunário Perpétuo e ainda nos Provérbio de Salomão e a Bíblia”.

Lunário Perpétuo é também o título de um disco de Vasco Martins.

2 Comments:

Anonymous Anónimo fla ma...

na EUA tem um livro semelhanti. e ta bai pa nomi di "Farmer's Almanac". n ka konsigi diskubri si es e na verdadi o memu livru o di oriji similhanti, ma kontiudu e difinitivamenti paralelu. es livru inda ta uzadu txeu na merka, prinsipalmenti relasionadu ku tradison di 'groundhog's day' ki e dia ki um animal ta sai di braku y se odja se sombra ker dizer ma invernu dja sta kaba( o um storia parsidu ku keli, google farmers almanac). big up. ivan

4:59 da manhã  
Blogger Mazé fla ma...

Interessante!!! tenho esse livro em casa!!! era do meu pai. Guardo-o como uma relíquia, pois papai vivia lendo, e fazia até previsão do tempo com suas leuturas. Nele farmácia ainda é escrito com "ph".

5:22 da tarde  

Enviar um comentário

<< Volta pa Lantuna

Desde 27/11/2004