terça-feira, fevereiro 15, 2005

O que é o Teatro Cabo-verdiano?

João Paulo Brito. Paladron di fotu: www.asemana.cv
A carta de um jovem aflito*

Escrevo esta carta com o coração apertado. Uma enorme confusão assola a minha cabeça. E não é a ressaca do carnaval. É a procura de uma resposta para uma questão fundamental para mim: “O que é o teatro cabo-verdiano?”. A sensação que tenho é que fui enganado, ou enganei-me a mim próprio, durante anos. Eu sempre acreditei que ele existisse, mas parece que não. NÃO EXISTE. A angústia que eu sinto não tem só a ver com o meu erro de análise. O que me aflige realmente é pensar que uma sociedade inteira foi enganada – também pensa(va) como eu.

Eu sempre acreditei que se podia calar, pela força, um povo; que se podia iludir por algum tempo os mais desatentos; mas conseguir enganar uma nação, deixa-me ao mesmo tempo triste e baralhado. Ainda mais porque, ao que parece, respeitáveis Homens do espectáculo de outras paragens também conspiraram nesse sentido. Expliquem-me o que é que se passa? Nos últimos anos pudemos ver uma grande quantidade de peças - se não cabo-verdianas, pelo menos feita por cidadãos nacionais; Homens das artes e das letras em Cabo Verde - pessoas normalmente dotadas de um grande sensibilidade e conhecimento artístico - defenderam e escreveram sobre um teatro cabo-verdiano, em pleno crescimento, mas já dotado de uma identidade.... Sabi Más
Desde 27/11/2004