sábado, dezembro 04, 2004

Kenha ki é Dulce Matias?

Dulce Matias, nascida e criada em Cabo Verde, optou pela emigração em 1984. A música entra na sua vida ainda muito cedo. Nas recordações da sua pequena infância, a mãe é “uma mulher simples” e cantadeira. Do avô, o violinista Nhó Xima, herdou o ritmo.

Dulce Matias é dona de uma voz rouca e um poder de interpretação que cativa os ouvidos mais apurados. A morna e a coladeira são os ritmos da sua paixão: “você esquece tudo quando ouve escuta essa música, transporta-te para lindas praias, as mulheres bonitas…sentes Cabo Verde tão perto!”.

Dulce tem dois discos no seu currículo: Reservóde (1999, que depois de reeditado em 2001, pela Idéalsongs Music passaria a chamar-se Razâo d'existi) e agora, Mel D´Cana. Album que lhe valeu a nomeação para o Kora Awards 2004, na categoria de Melhor Cantora da África Ocidental. Um prémio que em 2003, foi arrebatado por Suzanna Lubrano.

A organização do Kora Awards apresenta Dulce Matias como uma intérprete com música nas veias: “o palco é a droga de Dulce e sua voz, o meio de satisfazer esse vício de cantar”.
As concorrentes da cantora cabo-verdiana, são: Chantal Taiba, da Costa do Marfim, Madou do Benin, e Kamaldine, da Guiné.

Os intérpretes cabo-verdianos começam a traçar os caminhos que levam ao mais mediático concurso da música Africana, e emitido da África do Sul para mais de 70 países e 300 milhões de espectadores. O espectáculo de premiação do Kora 2004 está marcado para a noite de 12 de Dezembro, na África do Sul.
Desde 27/11/2004