terça-feira, dezembro 21, 2004

História nos Selos

Example

Inda ka ten un pagina na internet pa selu di Kabu Verdi ki ten un partikularidadi mutu interesanti: é ka ta fazedu ta satisfazi kulesionador, ma sin pa mostra un Kabu Verdi antenadu ku sé tenpu, spasu y mundu ki é ta fazi parti. Txeka es testu di Carlos Pimenta sobri es selu ki bu sta odja:

"Este conjunto de selos emitidos por Cabo Verde intitula-se "Cabo Verde no Caminho Marítimo para a Índia". Tudo bem, mas como nos informa o associado Tiago Estrela, tem a sua história.
O selo foi encomendado para uma emissão dedicada a Fernão de Magalhães. Um facto histórico interessante relacionado com esta viagem foi ser em Cabo Verde que o substituto daquele navegador detectou a diferença de um dia entre os seus registos e o de facto existente. Por isso se desenhou os meridianos 23 e 24 sobre o mapa das Ilhas e a Cidade Velha.
Decidiram não emitir sobre Fernão de Magalhães mas sobre Vasco da Gama e colocava-se o problema de aproveitar o que estava feito. Decidiu-se acrescentar um poema dos Lusíadas e manter tudo o resto como estava. E como Vasco da Gama até parou em Cabo Verde ninguém se interrogará sobre o significado específico do meridiano 24º." in Clube Nacional de Filatelia

Tiago Estrela é nós filatelista más grandi. Na 2004, é lansa "O Mar nos Selos de Cabo Verde". Bali pena lé...
Desde 27/11/2004