segunda-feira, novembro 08, 2004

Fika TIMENTI LUA KA SUBI, Mito

A partir de hoje e durante duas semanas, Mito estará no Palácio da Cultura Ildo Lobo, na Praia, com mais uma exposição. TIMENTI LU KA SUBI inspira-se no mito de uma noiva abandonada no altar, no Tarrafal de Santiago.

É um caminho que Mito fez tantas vezes: beber na fonte das fábulas e tradições orais caboverdianas. Que depois são recriadas na tela e…no vídeo, certamente. Porque Mito é pintura, fotografia, e-arte, poesia e vídeo. Multimédia.

Mas a estrada que conduz a uma exposição nesta terrinha faz-se de pedras e espinhos e só depois alguma beleza - muitas vezes ingrata. Mito que o diga, e diz. Que não há estruturas de produção adequadas, não há muito espaço para promoção e divulgação e ainda está à espera de ver algum intercâmbio entre artistas.

Ken ke bo, Mito?

Mito é um artista multimédia cuja arte se expressa através de pintura, e-arte, fotografia, poesia e vídeo. Um cabo-verdiano, hoje residente em Portugal, cujas mãos imprimem uma arte inspirada em tradições orais da nossa terra. Nos quadros, formas de personagens míticos e poemas casam-se na cumplicidade da tinta e de materiais recicláveis, como pedaços de jornal ou manuscritos. Uma arte viva, que recupera o que se julgava perdido e recria o que se esperava acabado.

Mais sobre o artista: www.tanboru.org/mito

Desde 27/11/2004