terça-feira, agosto 31, 2004

Historiador Daniel Pereira reedita primeiro livro


Depois de comandar a reedição da obra de Sena Barcellos sobre a História de Cabo Verde, Daniel Pereira aproveitou o embalo para fazer o mesmo com a sua trilogia sobre a historia das ilhas, publicada entre 1984 e 1988.

20 anos depois, “A Situação da Ilha de Santiago no 1º Quartel do Séc. XVIII”, primeira obra publicada pelo autor, merece agora uma 2ª edição, revista e aumentada.

A obra aborda a decadência das instituições na ilha de Santiago, no início do século 18. Segundo o autor, foi “um século muito difícil para Cabo Verde. Depois do auge, Ribeira Grande uma lenta e profunda recessão que culmina no século 18. É uma época de caos administrativo, politico, social, económico".

Dentro em breve, o autor lançará as edições revistas e aumentadas de “Estudos da História de Cabo Verde (Séc. XVII-XVIII) ”, lançado em 1986, e “Marcos Cronológicos da Cidade Velha”, de 1988.

Mas o autor não pára por aqui. Até 2005, o público cabo-verdiano poderá ter em mãos mais duas obras inéditas de Daniel Pereira: “Apontamentos Históricos da Ilha do Fogo” e ainda um livro sobre a Cabo Verde na rota dos escravos. “É um trabalho sobre o papel de Cabo Verde ou da Cidade Velha no comércio escravocrata", adianta Pereira.

Além deste novo desafio, o historiador está a preparar um manual da história de cabo Verde para o Ensino Básico Integrado.
Desde 27/11/2004