quinta-feira, dezembro 30, 2004

Gosi Li!


Terminou agora mesmo a tertúlia no Pátio do Palácio da Cultura Ildo Lobo, com o professor de música Djick - Henrique Oliveira. A conversa girou em torno da execução dos diferentes estilos musicais na viola, com demonstrações do professor, animadas por passagens da história da nossa música.

"Há muito tempo, as pessoas só aprendiam música de ouvido, quase ninguém sabia o nome das notas musicais. Então inventavam nomes conforme o posicionamento dos dedos. Por exemplo, à nota Ré chamavam de Fogon", revelou o professor, sob gargalhada geral...

Djick ensinou musica a muitos notáveis da música cabo-verdiana - como Ildo Lobo, por exemplo. E continua a ensinar - bonito foi ver uma menina de oito anos, aluna de Djick, a pedir-lhe a letra da morna "Camponesa formosa".

O evento foi organizado pelo Sofia Ciber Bar Palácio, numa iniciativa de Tera. Em edições anteriores, o Konbersu Sabi já teve como convidados Kaka Barbosa, Princezito e Raiz di Polon.

4 Comments:

Blogger Matilde fla ma...

Sobre a terminologia nota: Em Cabo Verde,popularmente,chama-se acordes de nota.
Na verdade, um acorde é um conjunto de notas tocadas ao mesmo tempo ou em sequência.
Entretanto, cabe a ti saber se manténs a denominação popular (embora errada do ponto de vista teórico) ou se introduzes a denominação teórica correcta (podendo alguns desconhecer e não perceber a mensagem).
Existe, portanto, o acorde de Ré e a nota Ré (nota que faz parte do acorde de Ré junto com outras notas).
Desculpe se estou sendo muito teórico, mas é que isto é algo que sempre me chamou atenção. O facto de tão grandes músicos nacionais não saberem o nome
dos acordes que tocam e nem conseguirem distinguir o conceito de nota e acorde. Fico por aqui. Aproveito para desejar-te um feliz 2005".

Esta é uma mensagem que recebi de Samori Pires, Sams, e achei que seria interessante publicá-lo aqui como comentário. Um bom ano para ti tb Sams e obrigada pela...nota!

4:48 da tarde  
Blogger Roberto Iza Valdés fla ma...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

6:46 da tarde  
Anonymous Anónimo fla ma...

What a wonderful invention it is, this thing we call the Internet!

3:32 da manhã  
Anonymous Anónimo fla ma...

Post your Ad to everyday after that, you'll also be able to generate a Viral Traffic Streams absolutely FREE!

12:59 da tarde  

Enviar um comentário

<< Volta pa Lantuna

Desde 27/11/2004